Na busca por revestimentos para o piso de sua casa ou escritório, é comum encontrar uma grande variedade de opções, incluindo o piso flutuante e o piso laminado. Embora ambos sejam escolhas bastante populares, é importante entender as diferenças entre eles para fazer a melhor escolha. Continue a leitura e confira qual a diferença do piso flutuante para o piso laminado:
O que é piso flutuante?
O piso flutuante é um tipo de revestimento que não é fixado diretamente ao subsolo. Em vez disso, ele é instalado sobre uma camada de espuma ou manta acrílica, criando um “efeito flutuante”. Os materiais mais comuns para o piso flutuante são os laminados de madeira, vinil ou PVC. A principal vantagem dessa camada de material flexível é que ajuda a absorver impactos e ruídos, proporcionando um ambiente mais silencioso.
O que é piso laminado?
O piso laminado consiste em painéis que são feitos com uma camada superior transparente resistente a arranhões, uma camada fotográfica de design e uma camada de base feita de material de alta densidade, geralmente HDF (High-Density Fiberboard), que são prensadas juntas em um processo de fabricação. O piso laminado é então instalado diretamente no subsolo, muitas vezes com a ajuda de um sistema de encaixe com clique.
As principais diferenças entre o piso flutuante e o piso laminado são:
1. Instalação:
Uma das diferenças mais significativas entre os dois tipos de piso é o método de instalação, já que o flutuante é instalado sobre uma camada de espuma ou manta acrílica enquanto o piso laminado é fixado diretamente ao subsolo.
2. Material e durabilidade:
O piso laminado é conhecido por sua durabilidade e resistência a arranhões, manchas e desgaste. Isso o torna uma escolha popular para áreas de alto tráfego de pessoas. Por outro lado, o piso flutuante pode variar em termos de durabilidade, dependendo do material utilizado. Alguns laminados de madeira podem ser menos resistentes do que os laminados de alta qualidade.
3. Conforto e isolamento acústico:
Devido à camada de espuma ou manta acrílica sob o piso flutuante, ele tende a oferecer maior conforto ao caminhar e melhor isolamento acústico em comparação com o piso laminado, que é instalado diretamente no subsolo.
Construtora em Curitiba
Para saber mais sobre os diferentes pisos e qual deles é o mais indicado para o seu caso, entre em contato conosco!